terça-feira, 15 de setembro de 2009

Abertura da exposição "Virada Russa - a Vanguarda na Coleção do Museu Estatal Russo de São Petesburgo"

Fui ontem na abertura da exposição "Virada Russa - a Vanguarda na Coleção do Museu Estatal Russo de São Petesburgo" (que havia já citado aqui) e fiquei encantada com o conjunto de obras primoroso; um acervo maravilhoso de obras russas do início do século 20.

Além das obras, a exposição muito bem montada e distribuída pelo prédio do CCBB, faz com que o passeio seja um deleite para os olhos e impressionante para qualquer visitante, seja ele um conhecedor de arte ou um passante local.

Fiquei impressionada não só por ver obras de artistas muito conhecidos como Chagall e Kandinski, mas por aprender mais sobre esse movimento que surgiu no início do Sec 20 e conhecer mais e mais artistas que fizeram parte dele e impressionam por seus trabalhos!

Segundo os curadores, as peças pertencem a um contexto de transformação e questionamento do tradicionalismo, que também ocorreu em toda a Europa, mas principalmente na Rússia, onde o contexto político criado pela revolução foi muito forte (Rodolfo Athayde e Ania Rodríguez).

A exposição me apresentou Pável Filónov, artista pouco conhecido, que mistura técnica e significado impressionantes. Seus quadros impressionam por cada milímetro trabalhado em suas cores e formas. Para se ver de perto e de longe buscando novos significados e composições.

Na foto a seguir (Fórmula da Primavera, 1927-1929), não dá nem pra ter um milésimo da noção da beleza que é vê-la ao vivo.


Todos os quadros dele eram impressionantes pela riqueza de detalhes!

Fiquei apaixonada também pelo "Pente Azul-Escuro" - 1917, do Kandinski...


... pelo "Figura Feminina" - 1928-1929 do Kasimir Maliévitch...


...Que aliás pintou "O Quadradro Negro" peça ícone do suprematismo, propondo um novo modo de pensar o mundo, explirando as formas geométricas e as cores.

Outros que gostei muito: Bóris Ender e Maria Ender, com seus "Composição (as cores da natureza)" e "Experiência de uma nova medida Espacial", respectivamente; Vladimir Liébedev (com "Cubismo No 1") e Alexander Rotchenko, que eu também não conhecia.

Simplismente IMPERDÍVEL!
Vocês não podem perder!

Virada Russa - A Vanguarda na Coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Rua Álvares Penteado, 112
Grátis
do dia 15 de Setembro a 15 de Novembro

Um comentário:

  1. Ah, Kandinskis. Adoro!
    Principalmente a fase azul. (opa.. acho que já ouvi isso num filme)

    ResponderExcluir